Pode parecer uma tarefa desafiadora, mas realizar exercícios físicos pela manhã melhora a disposição e o desempenho cognitivo, sendo extremamente benéfico para a saúde do organismo. Por este motivo, cada vez mais pessoas vêm aderindo aos treinos matutinos, principalmente atletas e praticantes de atividades físicas em geral.
Fora disso, movimentar o corpo pela manhã pode ajudar no emagrecimento e em quadros de diabetes, tanto do tipo 1 quanto do tipo 2. Tendo em vista que, a atividade física auxilia no controle da insulina e pode melhorar os níveis de açúcar no sangue ao longo do dia.
Ainda mais, os treinos matutinos ajudam a melhorar o humor e a disposição ao longo do dia, aumenta a produtividade, contribui com a regulação do sono, fortalece o sistema imunológico e promove a longevidade.
Em contrapartida, não é um costume fácil levantar da cama pela manhã para a maioria dos brasileiros, por essa razão, o porta-voz da marca de suplementos alimentares Espartanos, Davi Stucchi, indica algumas práticas que podem ajudar a estimular o corpo, “primeiro eu indico que façam uma boa higiene do sono para que o corpo não se sinta cansado logo ao acordar. Também é recomendável, o contato com a luz solar ao despertar, pois suprime a produção de melatonina, o hormônio do sono, no nosso cérebro, isso envia um sinal ao corpo de que é hora de acordar. Depois podemos realizar alongamentos com movimentos leves para finalizar.” Disse o representante a entrevista.
Stucchi, também destaca a importância de manter uma rotina saudável e constante, além de ressaltar a importância de exames regulares.
Tipos de exercícios para fazer pela manhã
Exercícios aeróbicos: polichinelos, jumping jacks e corda imaginária;
Yoga: respiração e meditação. Melhora a flexibilidade, força, equilíbrio e postura, reduz o estresse e a ansiedade;
Treino de Força: agachamentos, flexões, abdominais, prancha e elevação de quadril.
Contudo, antes de começar uma rotina de exercícios físicos, é recomendável fazer um “check-up” médico para identificar as necessidades físicas do seu organismo. Além disso, seguir as recomendações do profissional da saúde é indispensável.