No Brasil, é comum haver fortes pancadas de chuvas durante alguns períodos do ano. Infelizmente, esse fato implica em uma série de enchentes e alagamentos em diversas cidades do país. Portanto, é importante prevenir-se de todas maneiras possíveis. No caso dos veículos, contratar o seguro com cobertura compreensiva é a solução. E afinal de contas, seguro de carro cobre enchente e alagamento?
Seguro auto
Para os proprietários de veículos que desejam prevenir-se contra estragos no carro, o seguro auto é a principal opção. A abrangência de coberturas que são oferecidas partem das mais comuns, como colisão, roubo e furto, e vão até mesmo contra danos da natureza. Entre eles, possíveis enchentes e alagamentos.
Cobertura de enchente
O seguro auto oferece?
Como dissemos no início da matéria, sim. O seguro auto possui a opção de cobertura de danos da natureza Porém, não são em todos os planos de seguro que ela é contemplada. Portanto, é sempre importante checar com o seu corretor quais são as coberturas que estão contratadas na apólice.
Para ter proteção contra enchentes, é necessário solicitar ao seu corretor a cobertura compreensiva.. Esta não oferecerá proteção apenas contra enchentes ou alagamentos, mas também contra ressaca, vendaval, granizo e queda de árvores.
Quando a enchente ou alagamento “não” tem cobertura do seguro
A cobertura compreensiva só não valerá caso sejam quebrados os termos do contrato do seguro. Portanto, caso esteja próximo de um local de risco de enchente ou alagamento, não force a passagem, A seguradora entenderá que houve colaboração com o risco. Ou seja, se você pegar o seu veículo e tentar ultrapassar um alagamento ou enchente, a seguradora não irá indenizar.
Mas, se você apenas deixou o seu carro na rua e durante esse tempo criou-se uma enchente, a seguradora irá cobrir. O mesmo vale se o veículo estiver estacionado em sua garagem, e a água invadir e danificar o automóvel.
Como é considerado o risco de enchente e alagamento na seguradora?
Tendo sido contratado o seguro de automóvel com a cobertura compreensiva e houver o sinistro de enchente e alagamento, a seguradora irá considerar como Perda Parcial, e como em todo o seguro, a apuração de prejuízo será feita e se o valor do conserto ultrapassar 75%, será considerado Perda Total.
Mas caso o valor do conserto fique inferior a 75%, será considerado o valor da franquia, onde o segurado paga à oficina o valor da franquia e a seguradora paga o restante.
O que é franquia no Seguro Auto?
Seguro para Roubo e Furto tem cobertura para danos da natureza?
Caso tenha contratado o seguro com a cobertura para Roubo e Furto, e venha a sofrer prejuízos oriundos de enchente ou alagamento, a cobertura de danos da natureza não é contemplada na apólice.
Qual a diferença entre seguro completo ou roubo e furto?
Serviços de Higienização em caso de enchente
Para proprietários de veículos que moram em grandes cidades ou próximos de vias sujeitas a enchentes e alagamentos, é aconselhável incluir a cláusula de higienização na apólice de seguro auto. E como funciona?
Caso precise realizar a higienização do veículo decorrido de alagamento, a seguradora oferece esse serviço caso tenha contratado a cláusula, mesmo que não acione o seguro para reparo.