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Segunda-feira, Novembro 25, 2024

INDEXAÇÃO E RANQUEAMENTO, SIM, SÃO DIFERENTES

INDEXAÇÃO E RANQUEAMENTO, SIM, SÃO DIFERENTES

É muito comum ouvir as expressões indexação e ranqueamento como se fossem sinônimos de uma mesma ação. E não o são. Cada palavra identifica um processo diferente dentro das estratégias de SEO.

Muitas vezes ouve-se de algum empreendedor: _” meu site não está indexando.” Mas basta uma conferida para entender que o domínio está indexado, porém estagnado no ranqueamento. E o contrário existe: _” meu site não estão ranqueando.” E o conteúdo não foi indexado.

Indexação

Indexar o conteúdo é apresentá-lo ao Google, ou melhor, aos robôs da plataforma de busca. É o primeiro passo para tornar seu trabalho conhecido. Inserir o seu site no banco de dados, estando ali ele já passa a ser observado pelas máquinas.

Como apresentar sua URL ao Google?

A forma mais simples de indexar seu conteúdo é mostrar a URL do seu site ao Google. A ação é bem tranquila e fácil. Destacamos que essa é uma das formas, existem outras. Mas, não se preocupe porque não há risco de sofrer punição por parte da plataforma.

Na verdade, é um instrumento que o próprio site disponibiliza, porque encurta o caminho de quem precisa divulgar seu material online e facilita o trabalho dos bots que rastreiam o conteúdo. Otimizando o trabalho de todos.

Primeiramente é necessário enviar seu link para o Google Search Console indexar sua URL e o buscador saber que sua plataforma existe. Seu conteúdo já existe no banco de dados. Sua meta, agora, é ranquear.

Ranqueamento

O Ranqueamento relaciona-se a posição que seu site se encontra nas buscas do Google. Nada mais é do que o seu lugar na fila. Sua meta é chegar à primeira página de busca. Para isso é necessário desenvolver um trabalho criativo e contínuo.

Tenha um blog

Uma página de blog em seu site é de grande relevância desde a indexação ao desenrolar na corrida pelo ranqueamento.

Blogs geram conteúdos vastos e atuais, sem perder o foco do seu nicho, gerando links, acesso a outras páginas. Dessa forma os bots do Google terão mais acesso ao seu domínio. E atualizando o material indexado a possibilidade de figurar nas primeiras posições é bem maior.

Segundo a Unbounce, blogs têm 434% mais páginas indexadas e 97% mais links indexados. Portanto não se pode excluir essa ferramenta tão eficaz para divulga do seu conteúdo.

Quanto mais conteúdo produzido, maior é a visibilidade. Demanda esforço, criatividade, arrojo, porém os resultados compensam os esforços.

Faça Um Mapa Do Site

Todo bom projeto precisa de uma direção, essa foi a garantia que a Escola de Sagres deu aos navegadores que obtiveram sucesso nas Grandes Navegações. A criação de um sitemap é indispensável no processo de ranqueamento da sua plataforma.

O mapa do site é uma lista das URLs das páginas do se site que tem como objetivo conduzir os bots para o conteúdo desejado e necessário. Além de manter os dados atualizados no banco das plataformas de busca.

Algumas plataformas como wordpress oferecem o sitemap em seus serviços. Porém é possível cada um criar e elaborar da forma que considerar de acordo com a proposta do seu nicho.

O mapa é muito importante para levar os bots aos sites que oferecem poucos links externos.

Faça O Marketing Do Seu Site

O trabalho online exige muita transpiração e criatividade. Portanto é necessário se reinventar a cada dia, tal qual Adam Sandler em “Como se Fosse a Primeira Vez”. O primeiro responsável pela divulgação da sua marca é você.

Compartilhe seus posts em redes sociais com imagens chamativas, sempre linkando ao seu site. Quanto mais ele aparecer na web, mais antenados estarão os bots. 

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