19.4 C
São Paulo
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Festa Aceita de Atibaia, no interior de São Paulo, figura entre as Melhores Iniciativas LGBTQIAP+ em Prêmio promovido pelo Ministério da Cultura

Iniciativa reconhece a trajetória artística e o histórico de realizações de agentes culturais em prol da diversidade de todo o Brasil

A Festa Aceita, conquistou seu espaço na Premiação Cultura Viva Sérgio Mamberti com uma pontuação de 97,5 ocupando a 9ª colocação na sua categoria.

A iniciativa reconhece a trajetória artística e o histórico de realizações de agentes culturais LGBTQIA+ em promover a inclusão e o reconhecimento das expressões culturais de grupos marginalizados e celebrar suas contribuições à cultura brasileira e na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e plural.

O prêmio faz parte do Edital de Premiação Cultura Viva Sérgio Mamberti que, por sua vez, integra a Política Nacional de Cultura Viva. A diretrizes é voltada a valorizar as culturas populares, tradicionais e indígenas, além da diversidade brasileira e os Pontos e Pontões de cultura. O edital contemplou 1117 iniciativas culturais em todo o Brasil.

A premiação homenageia o ator, produtor, diretor, autor e artista plástico Sérgio Mamberti (1939-2021), mestre das artes cênicas, que lutou pela inclusão da diversidade na macropolítica da cultura. Como gestor público, participou da equipe do MinC, tendo sido o proponente e primeiro dirigente da Secretaria da Identidade e Diversidade Cultural.

Sobre a Aceita

Fundada em Atibaia, no interior de São Paulo, por Lucas Arena em Julho de 2017 a Festa Aceita trouxe visibilidade para as questões de gênero e orientação com o objetivo de ressaltar a importância do respeito a esses grupos na sociedade. Além de servir de alavanca para djs e drags performáticas de toda a região dando a primeira oportunidade de se apresentar publicamente. A festa Aceita mantêm em seu portfólio diversas participações em eventos de grande repercussão. Dentre eles, destaque pelo manifesto a favor da diversidade no Miss São Paulo promovido pela Tv Band e o convite para integrar a grade de programação do Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade.

Em maio deste ano a Aceita promoveu a primeira edição do Festival Mais Diversidade. O evento gratuito celebrou o Dia Internacional de Combate a LGBTfobia. O Festival atraiu grande público e reuniu coletivos em prol da diversidade de toda a região para uma noite repleta de músicas consagradas na cena LGBT. Em Agosto, seu fundador será um dos homenageados pelo seu trabalho prestado à comunidade queer da região em cerimônia no 3º Festival Municipal LGBT+ promovido pelo Coletivo LGBT de Extrema em Minas Gerais. 

Related Articles

Latest Articles