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Sexta-feira, Setembro 20, 2024

Estratégias de Marketing Médico no Instagram: Saiba por onde começar

Hoje em dia, não estar nas redes sociais é como não existir. Elas são bastante utilizadas mundialmente e também aqui no Brasil, onde grande parte da população passa muito tempo na internet, com cerca de três horas gastas por dia.

Assim, é importante para os médicos aproveitarem esta audiência, em especial, o Instagram.

Só pra você ter uma ideia o Instagram já atingiu uma das marcas de maior audiência de todas as redes, com mais de 1 bilhão de usuários ativos. E se você não sabe por onde começar é só acompanhar este conteúdo até o final.

Especialidades médicas que podem se beneficiar com o Instagram

Depois do Facebook, o Instagram é uma das mais favoritas redes sociais dos brasileiros. Várias áreas da medicina podem se beneficiar com o marketing médico no Instagram, entre elas, Cirurgiões Plásticos, Ginecologistas, Oftalmologistas, Dermatologistas etc. Mas se você acha que são apenas as especialidades mas ligadas à estética, se enganou. Aqui na WE mesmo a gente atende médicos que são radiologista, cardiologistas intervencionistas, cardiologistas pediátricos e outros de diversas especialidades que “não tem nada de estética”.

O que é comum a todos é criar autoridade no seu campo e aumentar sua notoriedade online.

O Instagram deixou de ser uma ferramenta apenas para diversão. Hoje, muitos a tem utilizados para divulgar seu trabalho, sempre respeitando a ética profissional.

Dentro desta nova realidade, ficar fora do mundo virtual pode trazer perdas diárias de possíveis pacientes.

Confira agora algumas dicas para aplicar uma estratégia de marketing médico eficaz na sua clínica.

1. Antes de tudo, saiba quais são os seus objetivos

É de suma importância saber aonde você quer chegar com a sua estratégia. É necessário que você ou sua clínica façam um planejamento com metas definidas de todos os setores, tanto o financeiro, quanto de atendimento ao paciente, área de marketing etc.

Com os objetivos bem claros e com os dados em mãos, o restante do processo será mais fácil, causando o impacto desejado na sua audiência e nos resultados das redes sociais.

Para começar, faça-se as seguintes perguntas:

– Qual o seu objetivo ao usar o Instagram?

– Seus desejos estão alinhados com os objetivos globais da sua clínica ou consultório?

– Você procura oferecer conhecimento aos pacientes sobre sua especialidade médica ou da sua clínica?

– Você quer ampliar sua grade de pacientes para consultas?

– Você procura ter mais autoridade no ambiente médico?

2. Publique regularmente

É importante ter regularidade nas postagens no Instagram. Crie uma rotina de publicações, pois isso irá ajudar a melhorar a sua audiência, engajando o seu público. Por exemplo: se você iniciou a estratégia de Instagram para médicos com três postagens por semana em na segunda, quarta e sexta-feira — mantenha-se sempre nessa rotina. Caso passe a publicar menos, a sua audiência poderá perder o interesse.

3. Elabore linhas de conteúdo diversificados

A frequência de postagens no seu perfil pode ser muito importante. Mas um perfil que posta sempre as mesmas coisas e assuntos similares, com o tempo pode se tornar cansativo e ter por consequência a perda de seguidores.

Assim, diversificar seu conteúdo, tornando-o mais atraente, é fundamental para sua popularidade no marketing médico.

Por exemplo, você pode postar sobre as seguintes linhas de conteúdos:

– Sobre procedimentos e exames realizados;

– Coloque a disposição o seu horário de atendimento, contato e como marcar uma consulta;

– Poste sobre dicas de saúde e de autocuidado;

– Mostre o seu conhecimento na sua área e especialidade, comprovando que você domina um certo tipo de assunto;

– Faça publicações sobre sua participação em congressos, seminários, treinamentos e outros.

– Faça um histórico de vida, contando como você chegou a onde está, por que decidiu seguir carreira na área médica etc.7

4. Faça uso todos os recursos que o Instagram oferece

O Instagram oferece muitos recursos para divulgação de sua especialidade médica. Um dos mais usados hoje em dia são os stories, que possibilitam também a organização dos destaques do seu perfil, onde você pode informar sobre os seus serviços, atendimento, perguntas frequentes, dicas de saúde e outros. Estes são recursos que aproximam pacientes e leva potenciais deles a marcarem uma consulta.

5. Faça um bom uso das hashtags

É importante lembrar-se de utilizá-las com moderação e sabedoria, pois elas são caminhos que levam as pessoas que ainda não conhecem o seu trabalho a encontrar você.

Antes de postar, faça pesquisas sobre quais são as melhores hashtags para o tema que você está usando e a utilize no final do texto ou enunciado.

Existem ferramentas gratuitas de pesquisas por hashtags que você pode utilizar para a sua comunicação no Instagram. O websta.me é uma dessas ferramentas gratuitas que pode ajudar na sua estratégia.

Nunca se esqueça dos limites que o marketing médico possui. Seu objetivo é atrair pacientes e ampliar a fidelização de pacientes já existentes, para que retornem para você.

Este conteúdo foi escrito pela equipe da WE Marketing Médico e no nosso site e redes sociais você encontra mais conteúdos como este que poderão te ajudar a conquistar mais pacientes. Confira!

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