O mundo da internet é uma vastidão para qualquer pessoa. Mesmo que você seja um profissional especialista em TI, existem situações em que o desenvolvedor de software freelancer acaba em apuros e necessita até mesmo de ajuda judicial para resolver.
Já imaginou fazer um contrato e o cliente não seguir as normas estabelecidas? Muitos programadores deixam até mesmo de receber integralmente por algum deslize cometido na criação de um contrato e acabam lesados com a prestação de serviço.
Por isso, para você, desenvolvedor de software freelancer, desenvolvemos um passo a passo de como não cair em armadilhas e perder dinheiro em seus serviços! Veja como evitar erros, estratégias para identificar golpes, entre muitas outras informações.
Ficou interessado? Continue aqui e acompanhe! Boa leitura.
Erros que um desenvolvedor de software freelancer comete ao aceitar trabalhos na internet
Ao entrar no mundo virtual, o desenvolvedor de software freelancer encontra uma gama de oportunidades, que podem até mesmo sustentá-los fora de uma carreira CLT. Muitas pessoas acreditavam que somente com o regime de carteira assinada era possível manter a estabilidade financeira. Porém, ser autônomo também oferece essa chance e às vezes até mais qualidade de vida.
Porém, trabalhar por conta própria não é fácil. É preciso além de organização, muito cuidado. Existem trabalhos na internet que são ruins (pagam pouco e cobram muito esforço) e até mesmo golpes, que podem fazê-lo cair em uma armadilha.
Por isso, existem alguns pontos que você, profissional de TI, precisa se atentar na hora de aceitar um serviço pela internet.
Não fazer contrato
Em primeiro lugar, aceitar serviços freelancers e não fazer um contrato para firmar parceria é um erro fatal. Mesmo que você demore para fechar outros negócios, ter uma documentação que comprove a prestação de serviço é uma maneira de ajudá-lo caso ocorra algum problema e seja necessário recorrer à justiça.
Não pesquisar sobre a procedência do serviço
Além disso, não pesquisar sobre a procedência da pessoa, empresa ou tipo de serviço que estão oferecendo para você é outro grande erro. Já imaginou aceitar um projeto que está plagiando outro negócio e sofrer as consequências disso? Portanto, sempre busque saber sobre o que é esse trabalho na internet.
Quais estratégias o desenvolvedor de software freelancer deve usar para não cair em armadilhas?
Não fique desanimado, desenvolvedor de software freelancer. Existem, sim, formas de se atentar em relação às armadilhas que existem na internet. Mesmo que golpistas estejam disfarçados de inúmeras formas, podemos evitar que problemas aconteçam ou pelo menos buscar um jeito de não sofrer tanto com possíveis situações inoportunas.
Por isso, veja as duas dicas que separamos abaixo, pois elas são imprescindíveis para qualquer profissional autônomo, que está em busca de parcerias na internet.
Oferecer freela em plataformas confiáveis
É fundamental que você, desenvolvedor, cadastre-se em plataformas confiáveis, que realmente sejam certificadas para servir como intermédio para pessoas que buscam serviços autônomos de TI e para você que procura uma oportunidade na sua área. Procure sempre estudar a procedência da plataforma e saber a experiência dos participantes.
Procurar referência sobre o cliente.
Se você está se relacionando diretamente com o cliente, procure saber se o projeto que ele propõe já está na internet ou se alguém já prestou serviço para ele. Caso haja feedbacks negativos, fuja! No contrário, veja se ele oferece contrato (pois este é um documento essencial) e desfrute da parceria.
Por que o Codefreela é a melhor opção para não perder dinheiro?
Para você que chegou até aqui, temos a dica perfeita para ajudar a você, desenvolvedor de software freelancer. O Codefreela é uma plataforma especializada em intermediar profissionais de TI autônomos e empresas que estão em busca de serviços na área de tecnologia.
Para isso, basta se cadastrar gratuitamente em nossa plataforma, fornecendo todas as informações possíveis sobre as suas habilidades e a área em que atua. Também avaliamos os clientes que se cadastram no site, para que sejam empresas e pessoas de confiança. Por isso, não perca tempo! Conheça mais sobre a Codefreela e aproveite para se inscrever.